Consultoria

Serviços

A empresa Autossuperação Consultoria e Treinamento está habilitada para oferecer serviços de consultoria empresarial, assim como treinamento através de cursos livres nas áreas de gestão e desenvolvimento pessoal, tanto em instituições de ensino como in company.

Serviços Oferecidos

Consultoria

Serviços oferecidos pela empresa:

  • Definição das rotinas do departamento administrativo-financeiro, com treinamento do responsável em software específico ou através de planilha eletrônica, elaboração de relatórios para a gestão e interface com a contabilidade.
  • Projetos de Estratégia de Marketing e Política Comercial.
  • Elaboração de Plano de Negócios.
  • Projetos de Viabilidade Financeira (inclusive dentro do escopo solicitado pelos bancos).
  • Capacitação de Gestores e Funcionários:
    1. Capacitação técnico-comportamental através do Jogo de Negócios
    2. Capacitação comportamental através de Dinâmicas de Grupo
    3. Preparação, acompanhamento na implantação e treinamento dos usuários em sistemas informatizados

 

Projetos conduzidos anteriormente

Autossuperação Instituto de Formação Continuada. (Campo Grande-MS – Janeiro/2008 à Dezembro/2012)

Empresa criada para oferecimento de cursos livres (presenciais e a distância) voltados para o desenvolvimento de pessoas. Franqueada local do Método Supera – Ginástica para o Cérebro (www.metodosupera.com.br). Resultados alcançados incluem:

  • ¨ Como gestor, responsabilidades incluíram planejamento orçamentário, controle do contas a pagar e a receber, definição da política comercial, controle financeiro e de estoque, fluxo de caixa, relatórios para análise de resultados e interface com o contador.
  • ¨ Como franqueada local do Método Supera, o ponto de equilíbrio foi alcançado já no quarto mês de atividade;
  • ¨ Manutenção da saúde financeira durante os 5 anos de contrato;
  • ¨ Cursos oferecidos incluíram matemática, xadrez, teatro, jogos de empresas e elaboração de artigos.

 

A empresa foi franqueada do Método Supera – Ginásitica para o Cérebro de 2008 a 2012. Trata-se de um método que tem por objetivo estimular o cérebro, aguçar a memória, aumentar o poder de concentração e de foco. As atividades cerebrais podem ser potencializadas e desenvolvidas por meio de exercícios que utilizam o ábaco, jogos de desafios lógicos, atividades em grupo e as neuróbicas. Os desafios são uma importante ferramenta para instigar o cérebro a pensar. O poder que o cérebro tem de ir se fortalecendo quando é desafiado é o que faz as condições de saúde dele melhorarem. Estimular o cérebro com atividades intelectuais consolida as sinapses – conexões entre os neurônios – e forma novas. Por isso, a importância da ginástica para o cérebro. E segundo Benito Damasceno, professor de neurologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): “Qualquer atividade intelectual é válida para desenvolver as sinapses”. As vantagens de colocar o cérebro para trabalhar são inúmeras. Entre elas, está o aumento na capacidade de aprender. Um cérebro que éconstantemente estimulado mantem a vontade de aprender cada vez mais. Ele fica sedento por novas informações todos os dias. Quem garante melhor funcionamento dos neurônios, também garante mais eficiência nas tarefas que exigem agilidade nas respostas do cérebro e mais superação diante das dificuldades. Ver diversas respostas para um único problema também é um beneficio da ginástica cerebral. E quanto mais se usa o cérebro, mais protegido está de doenças e de degeneração. Maiores informações, acessar www.metodosupera.com.br.

 

Netcia Distribuidora Ltda. (Campo Grande-MS – Agosto/2001 à Setembro/2005)

Sócio-Gerente Administrativo.

Resultado da fusão entre duas distribuidoras: Lanway (Cuiabá-MT) e Netcia (Campo Grande-MS). Sócio e gerente administrativo-financeiro de distribuidora de produtos de telecomunicações (sistemas de cabeamento metálico e óptico, equipamentos ativos). Responsabilidades incluem todo o processo de fusão das empresas com a implementação de um único software de gerenciamento, orçamento, fornecedores de produtos e serviços, compra, formação de preços, controle financeiro e de estoque, avaliação de crédito, fluxo de caixa, provisão de relatórios para a diretoria. Dentro da área técnica, suporte e avaliação de projetos de rede em grupos multidisciplinares.

  • ¨ Gerência de um processo de fusão;
  • ¨ Gestão da estratégia de preços da empresa, buscando um equilíbrio entre a saúde financeira e o aumento de receita da empresa;
  • ¨ Negociação com fornecedores de produtos e serviços, trabalhando com o objetivo de definição de parcerias de qualidade com o intuito de agregar valor ao processo de venda;
  • ¨ Suporte ao oferecimento dos cursos “Furukawa Certified Professional” Fundamental e Master na região;
  • ¨ Negociação de dívida de impostos e sua acomodação no fluxo de caixa da empresa;
  • ¨ Estabelecimento de política de aumento planejado do estoque através de pressão gradativa sobre o fluxo de caixa com o objetivo de aumento de vendas;
  • ¨ Gerência do processo de adequação do software de administração Kaizen e sua implementação na unidade de Cuiabá (antiga Lanway). Encerramento do software Microsiga.

Lanway Distribuidora de Equipamentos de Informática Ltda. (Cuiabá-MT – Agosto/1999 à Agosto/2001)

Sócio-Gerente Administrativo

Empresa nova. Responsabilidades incluem todo o processo de abertura da empresa até sua entrada no mercado em trabalho conjunto com escritório de contabilidade, orçamento, contato com fornecedores e clientes, compra, formação de preços, venda, controle financeiro e de estoque, avaliação de crédito, fluxo de caixa, provisão de relatórios para a diretoria. Dentro da área técnica, suporte e avaliação de projetos de rede em grupos multidisciplinares.

  • ¨ Administração da abertura e início dos trabalhos da empresa, incluindo a montagem da planilha de custos/receitas e fluxo de caixa anual;
  • ¨ Definição de margens específicas de retorno através da elaboração da planilha de preços de venda seguindo a fórmula de formação de preços vigente no mercado;
  • ¨ Negociação com fornecedores e clientes, trabalhando com o objetivo de definição de parcerias de qualidade com o intuito de agregar valor ao processo de venda;
  • ¨ Administração dos cursos “Furukawa Certified Professional” Fundamental e Master na região. Média 9,0 de satisfação do cliente;
  • ¨ Ponto de equilíbio de venda atingido no terceiro mês de funcionamento;
  • ¨ Alcance de uma política de giro rápido de estoque, procurando onerar ao mínimo o fluxo de caixa.
  • ¨ Gerência do processo de fusão das duas empresas (Lanway e Netcia) não apenas em nível de rotinas administrativo-operacionais, como também a nível de sistemas (Microsiga e Kaizen).

 

MW Telecomunicações Ltda. (Campo Grande-MS – Novembro/1998 à Julho/1999)

Empresa do segmento de tecnologia da informação especializada na instalação, configuração e manutenção de redes de computadores (metálicas, ópticas e wireless), de servidores de dados (sistemas operacionais Novell e Windows Server) e estações de trabalho.

Contratado como Chefe de Operações, assumindo a coordenação das áreas técnicas de cabeamento e administração de rede. Supervisão da alocação e agenda de dez profissionais. Canal de comunicação com os demais departamentos, assim como com a diretoria. Responsável pelo contato, negociação e agendamento com os clientes. Posteriormente também responsável pela avaliação in loco de projetos ainda em fase de definição, com o objetivo de se delinear a estratégia mais adequada de solução da situação apresentada.

  • ¨ Redução do tempo de resposta a chamados técnicos em 50%, com consequente redução do tempo ocioso dos técnicos.
  • ¨ Em conjunto com a diretoria e demais departamentos, estabelecimento de agenda de atendimento a pedidos de levantamento in loco e participação em projetos multidisciplinares.
  • ¨ A partir da definição de um ponto único de apoio a clientes, melhora do nível de satisfação tanto de clientes externos como internos.
  • ¨ Suporte ao fechamento de contratos de manutenção e projetos de cabeamento.

 

Jeroá Suinocultura Ltda. (Campo Grande-MS – Agosto/1988 à Junho/1998)

Agropecuária com 4 fazendas, trabalhando com cria e recria de gado, assim como granja de suínos.

Contratado, inicialmente, como programador e analista de sistemas autônomo para:

  • ¨ Desenvolvimento e instalação de sistema multiusuário integrando contas a receber e a pagar, caixa e bancos, vendas de animais, controle de estoque, formulação de ração e mala direta.
  • ¨ Treinamento dos usuários para operação do sistema em ambiente PC-MOS, estrutura multiusuária centralizada.
  • ¨ Treinamento dos usuários durante fase de transição de plataforma DOS para Windows, com servidor Novell e atualização para rede interna compartilhada.
  • ¨ Treinamento dos usuários durante fase de transição para um novo sistema gerencial – Sistema Serpente – mais adequado para gestão contábil e análise de resultados.

Posteriormente, após especialização em administração financeira, responsabilidades foram ampliadas para:

  • ¨ Coordenação das áreas administrativa, financeira, além da de informática, supervisão de operações diárias e provisão de informações para a diretoria.
  • ¨ Gestão de custos, orçamentos e folha de pagamento realizados através de aplicativos como planilha eletrônica e processador de textos.
  • ¨ Acompanhamento de passivos financeiros (Finame, leasing e linhas de crédito rural).
  • ¨ Com o armazenamento de dados, e a disponibilidade de síntese e rastreamento de dados, tornou-se possível realizar a visualização dos resultados da empresa através da elaboração de relatórios financeiros.
  • ¨ Custos operacionais foram reduzidos com a eliminação de redundâncias através de automação e O&M, ao se evitar compras desnecessárias e ao se reduzir o giro de estoque.
  • ¨ Responsável por negociações com clientes, fornecedores e bancos, incluindo minuta e elaboração de contratos. Suporte técnico em contatos com auditores, contadores e advogados.

 

Integral Academia (Campo Grande-MS – Setembro/1989 a Agosto/1990)

Academia de dança com mais de cem alunos.

Contratado como programador e analista de sistemas autônomo para:

  • ¨ Desenvolver sistema de controle escolar e financeiro.
  • ¨ O objetivo do controle gerencial automatizado foi trazer mais eficiência à relação com os alunos (aniversários, eventos, etc.) e redução de inadimplência.

 

PLANCOP – Planejamento, Construção e Projetos Ltda. (Campo Grande-MS – Agosto/1988 a Junho/1990)

Empresa de Engenharia e Construção Civil credenciada pela Caixa Econômica Federal para atuar em projetos de habitação popular, trabalhando em parceria com o INOCOOP-MS/MT Assessoria Habitacional S/C Ltda.

Contratado como programador e analista de sistemas autônomo para:

  • ¨ Instalação e manutenção a sistema de orçamento e cronograma financeiro de construção.
  • ¨ Os relatórios do sistema de gestão do cronograma financeiro de construção permitiram à empresa acompanhar e conferir as medições levantadas pelo INOCOOP, cujas informações eram repassadas à CEF que, por sua vez, realizava o pagamento referente aos serviços prestados pela empresa. O programa, portanto, evitou equívocos no repasse desses pagamentos.
  • ¨ O projeto todo durou cerca de um ano e meio.

 

CENO – Comércio, Engenharia e Obras Ltda. (Campo Grande-MS – Abril/1988 a Julho/1990)

Empresa de Engenharia e Construção Civil credenciada pela Caixa Econômica Federal para atuar em projetos de habitação popular, trabalhando em parceria com o INOCOOP-MS/MT Assessoria Habitacional S/C Ltda.

Contratado como programador e analista de sistemas autônomo para:

  • ¨ Instalação e manutenção a sistemas de contabilidade e orçamento e cronograma financeiro de construção.
  • ¨ A nova versão do sistema de contabilidade implantado permitiu à empresa atualizar três anos fiscais em seis meses.
  • ¨ Os relatórios do sistema de gestão do cronograma financeiro de construção permitiram à empresa acompanhar e conferir as medições levantadas pelo INOCOOP, cujas informações eram repassadas à CEF que, por sua vez, realizava o pagamento referente aos serviços prestados pela empresa. O programa, portanto, evitou equívocos no repasse desses pagamentos.

 

INOCOOP-MS/MT Assessoria Habitacional S/C Ltda. (Campo Grande-MS – Abril/1987 a Dezembro/1990)

Empresa de assessoria à habitação popular, conveniada à Caixa Econômica Federal e trabalhando em parceria com empresas de Engenharia e Construção Civil.

Contratado como programador e analista de sistemas autônomo para:

  • ¨ Criação, instalação e manutenção a sistemas de contabilidade, controle de venda de unidades, gerência de poupança, orçamento e cronograma financeiro de construção.
  • ¨ Automatizar um confuso sistema de arquivo de 8.000 contratos (40+ páginas por arquivo), dos quais 3.000 normalmente ativos.
  • ¨ Os relatórios dos sistemas forneciam informações para a CEF, empresas construtoras e à própria empresa.
  • ¨ O projeto todo durou cerca de dois anos e meio.
  • Cetil Processamento de Dados Ltda. (Campo Grande-MS – Julho/1984 a Março/1987)
  • Empresa de processamento de dados com estrutura de computadores de grande porte,
  • Contratado como programador de computador para manutenção a sistemas de gerência administrativo-financeira de propriedade do centro de processamento de dados.
  • ¨ Responsável pela manutenção dos sistemas de contas a pagar e a receber, mala-direta, controle de estoque e contabilidade.
  • ¨ Trabalho realizado em mainframes Burroughs B-2900 e B-6900.
  • ¨ Desenvolvimento de programas de entrada de dados em TAL-3 para computadores Cobra.
  • ¨ Progressão de programador trainee à programador pleno em quase três anos de contrato.

Prof: Jefferson Dias

Professor Universitário atuando em cursos de graduação e pós-graduação em gestão empresarial, tanto presencial como via Educação a Distância. Consultor de empresas credenciado pelo SEBRAE MS para atuar com diagnóstico empresarial, gestão econômico-financeira e inovação (subárea tecnologia da informação). Desenvolvedor de programa de treinamento em gestão através de jogo de empresas(www.jogodenegocios.com.br). Mestrado Internacional (Holanda) em Administração. Economista com especializações em administração financeira e em marketing digital. Experiência administrativa em empresas de pequeno e médio porte, segmentos de serviços, comércio varejista/atacadista e agropecuária. Fluente em Inglês e Espanhol.